Após ter um ficheiro GPX com um trilho GPS, deve enviá-lo para o OpenStreetMap. No próximo passo vai usar um editor para editar dados do mapa com a referência do trilho GPS. É desejável que todos os trilhos GPS usados para criarem o mapa sejam enviados para o OpenStreetMap para que outros utilizadores possam reutilizar os dados no futuro. Note que apenas podem ser enviados apenas ficheiros GPX que contenham marcas de tempo.
Como enviar
O botão dos Trilhos GPS destacado (interface em inglês). Em ecrâns pequenos este botão pode estar abreviado como "Mais ▼" ou "☰".
Se não entrou na sua conta do OpenStreetMap, será redirecionado para a página de iniciar sessão. Se não tiver uma conta, crie uma primeiro.
(opcional) Use o botão "Navegar" para selecionar o seu ficheiro GPX.
(opcional) Introduza uma Descrição e as Etiquetas do trilho GPS. Isso ajudará outros utilizadores a perceber como o trilho foi feito. Por exemplo, há diferenças em gravar um trilho GPS de carro, a pé ou de bicicleta.
Se não quiser que o seu trilho GPS seja visto por outros utilizadores não envie o ficheiro.
Clique em Enviar. O ficheiro será enviado para o OpenStreetMap, e aguardará numa fila para ser processado até que esteja disponível no OpenStreetMap.
Após o envio, pode descarregar dos trilhos GPS:
No editor JOSM na janela onde se descarregar o mapa: Menu "Ficheiro > Descarregar do OpenStreetMap...". Na parte de cima da janela em "Fonte e tipo de dados:" marque a caixa "Trilhos GPS do OpenStreetMap" para além do mapa. Os trilhos GPS serão mostrados numa camada separada do mapa pois servirão apenas de referência e não são incluídos no mapa.
No editor Potlatch, clicando em "Dados GPS" (opcionalmente pode-se mostrar todos os que existem no OpenStreetMap ou apenas os que enviou).
No editor iD pode ver os trilhos GPS na área do mapa que está a ver clicando no botão de camadas "Imagens do fundo" e escolher "Trilhos GPS" ou se quiser usar o ficheiro GPX no seu computador clique no botão "Dados do mapa" e escolha o ficheiro em "Ficheiro GPX local".