Criar /editar dados do mapa
Os dados do mapa no OpenStreetMap são compostos por 3 elementos:
Nós: Os nós são pontos individuais que servem para marcar localizações específicas (como uma caixa de correio).
Linhas: Uma linha é composta por pelo menos 2 nós e em alguns casos podem ser composta por centenas ou milhares deles como por exemplo um rio extenso. As linhas servem para mostrar estradas, caminhos, rios, etc.
- Linhas fechadas: são linhas cujos segmentos estão todos ligados. São usados para "áreas" como parques de campismo, áreas reservadas, lagos, ilhas, edifícios, etc.
Relações: são utilizadas para agregar uma série de elementos, que podem ser nós, linhas e/ou linhas fechadas. As relações não são usadas para qualquer fim como "ruas da cidade de Lisboa" (para isso existem ferramentas que podem determiná-las automaticamente sem ser através de relações), mas sim para rotas, restrições de viragem e áreas que não são contíguas. Uma estrada muito longa, como uma estrada nacional, deve ser separada em várias linhas e agrupada com uma relação. Um outro exemplo são os parques nacionais que tenham várias áreas separadas que podem ser agrupadas numa relação.
(1)nó (2)linha (3)linha fechada. Todos estes elementos podem ter etiquetas a descrever o nome do elemento, o tipo de estrada, entre outras características.
Editores
Existem vários editores à escolha:
- O iD é o editor mais recente que pode ser utilizado no navegador de internet. É à base de HTML5/Javascript.
- O Potlatch é um editor antigo baseado em Flash também utilizado no navegador de internet. É necessário ter o Flash instalado.
- O JOSM é um programa autónomo do navegador de internet com muitas mais funcionalidades que os outros editores do navegador. É utilizado por muitos utilizadores experientes, mas tem de ser descarregado e instalado no computador, assim como o Java. Por ter muitas funcionalidades leva algum tempo a compreender as funcionalidades dele.
|